Curso de Capacitação em Gestão de Resíduos Sólidos
Planos de
Gerenciamento de Resíduos
Conceitos, Legislação, Definições e sua elaboração
DATA E DURAÇÃO DO CURSO
17/03/2018 e 24/03/2018 de 9h00 às 18h00
Investimento: R$ 350*
*Confira os descontos especiais e as formas de pagamento
-
Certificado com carga horária de 16 horas/aula*
-
Apostila Digital ou Impressa*1
-
Acesso a biblioteca com artigos e vídeos temáticos
-
Material utilizado na Aula em PDF.
-
Coffee- Break
*Terão direito a certificado, os alunos que obtiverem o mínimo de 75% de presença.
*1 Para a impressão e encadernamento da apostila será cobrada taxa de custeio.
Alunos de graduação e pós-graduação, Profissionais de nível médio, técnico, superior e pessoas interessadas em adquirir conhecimento teórico e prático na área de gestão de resíduos sólidos, meio ambiente, gestão ambiental e sustentabilidade.
O setor de gestão de resíduos necessita cada vez mais de profissionais que conheçam os conceitos e definições da área, saibam executar as orientações previstas na legislação e possuam a capacidade técnica de diagnosticar e propor soluções para uma gestão adequada dos resíduos sólidos de forma a auxiliar na regularização das atividades geradoras de resíduos, desta forma contribuindo para a proteção da saúde pública e do meio ambiente.
Capacitar e atualizar o aluno sobre os diversos aspectos relacionados à Gestão de Resíduos Sólidos, a partir da compreensão dos conceitos, definições e também das principais legislações e procedimentos relacionados à gestão de resíduos sólidos, que servirão de base para a elaboração dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Desenvolver um pensamento crítico sobre os aspectos atuais relacionados aos padrões de consumo e geração de resíduos, e seu correto gerenciamento, de forma a contribuir para a proteção da saúde pública e do meio ambiente.
1 – Conceitos e definições sobre Resíduos Sólidos
1.1 – O papel do consumo na geração de resíduos
1.2 – Riscos, impactos e problemas ambientais associados à má gestão dos resíduos sólidos
1.3 – Conceito dos Rs da sustentabilidade
1.4 – Tipos de Destinação X Disposição Final (Onde descartar meus resíduos?)
1.5 – O gerenciamento dos resíduos sólidos no Brasil
2 – Gestão dos Resíduos Sólidos
2.1 – Leis e normas gerais para o gerenciamento dos resíduos sólidos
- O papel do licenciamento ambiental na gestão dos resíduos sólidos
- Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305/10) – Classificação, Responsabilidade Compartilhada, Logística Reversa e os Projetos de Lei que desejam alterar sua estrutura
- Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) – infrações, multas e penalidades relacionadas à gestão dos resíduos sólidos
- Lei de Infrações Sanitárias (Lei nº 6.437/1977)
- Lei de Saneamento Básico (Lei n° 11445/2007)
- Resíduos Perigosos – Conv. Basiléia (Transporte transfronteiriço – Dec. Fed. 875/93)
- Biossegurança e Saúde do Trabalho – Normas Regulamentadoras MTE(NR) n° 6, 9, 15 e 32
- Normativas ABNT– 7500 (simbologia e transporte), 10004 (Classificação de resíduos sólidos), 10007 (Amostragem de resíduos sólidos), 10005 e 10006 (lixiviado e solubilizado), 9191 (Sacos acondicionamento), 12235 (Armazenamento Resíduos Perigosos), 14725 (FISPQ)
- Manifesto de Resíduos (DZ INEA 1310)
2.2 – Resíduos Comuns/Extraordinários
2.2.1 – Leis e normas específicas
- CONEMA n° 55/2013 (Coleta Seletiva Simplificada), Lei 3273/2001 (Grandes geradores), Lei 6408/2013 (Coleta seletiva residencial), Lei 7634/ 17 (Estabelece estratégias para ampliar a coleta seletiva)
2.2.2 – Gerenciamento – Coleta Seletiva, Minimização, Reaproveitamento, Reciclagem, Compostagem, Catadores e Cooperativas
2.2.3 - Planejando e implementando a coleta seletiva
2.3 – Resíduos de Serviços de Saúde (RSS)
2.3.1 – Leis e normas específicas
- CONAMA n° 358/2005 (RSS), ANVISA nº 306/2004 (RDC), INEA n° 50/2012 (Resíduos de Serviço de Saúde), ABNT 12807 a 12810 (Classificação, manuseio e coleta RSS) e 13853 (coletores perfurocortantes), CNEN 6.05 (Resíduos radioativos)
2.3.2 – Por dentro da Inspeção e Auto-Inspeção
2.3.3 – Gerenciamento dos RSS – Classificação, Minimização, segregação, coleta, armazenamento, tratamento, transporte e destinação
2.3.4 – Implementação do PGRSS
2.3.5 – Monitoramento
2.4 – Resíduos da Construção Civil (RCC)
2.4.1 – Leis e normas específicas
- CONAMA 307/2002 e CONAMA Nº 448/2012 (Gerenciamento RCC), SMAC 519/2012, 604/ 2015 (PGRCC), SMAC 497/2011 (Supressão Vegetação), Decreto SMAC 33971/2011 (Utilização de agregados reciclados).
2.4.2 – Gerenciamento dos RCC – classificação, minimização (reaproveitamento e reciclagem), segregação, armazenamento, transporte e destinação
2.4.3 – Implementação do PGRCC
2.4.4 – Monitoramento/Indicadores do PGRCC
2.4.5 – Procedimentos para a obtenção de Autorização para Remoção de Vegetação
3 – Dinâmicas e Práticas
3.1 - Elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos
3.2 - Dinâmicas de Gestão de Resíduos Sólidos
3.3 - Planejamento e Implementação de Coleta Seletiva
3.4 - Conceitos teóricos e práticos sobre a técnica de Gravimetria
Evolutis Soluções Ambientais
Evolutis Soluções Ambientais
Depoimento Aluno/ Parceiro
Prática da Gravimetria
Prática Coleta Seletiva
Esp. Daniel Viggiano Lago
Biólogo especialista em Meio Ambiente, Pós-graduado em Gestão Ambiental pela Escola Politécnica da UFRJ/PNUMA, Responsável Técnico da Evolutis Soluções Ambientais. Possui experiência na área de gestão de resíduos e implementação de protocolos de qualidade e biossegurança em laboratórios de pesquisa na FIOCRUZ- RJ; integrou a equipe técnica do projeto Observatório da Coleta Seletiva Solidária (CEPERJ-INEA); analista ambiental do ICMS ECOLÓGICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, experiência na elaboração de Planos de gerenciamento de Resíduos, Implementação de Coleta Seletiva e licenciamento ambiental.
MSc. Emiliano de Angelis Reis
Biólogo e Mestre em Ciências Biológica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA-AM), Cursou o curso de Capacitação em Gerenciamento de Resíduos de Saúde pela UNB- DF. Possui experiência na área de Zoologia e Gestão Ambiental na qual elaborou inventário florestal com elaboração de EIA/RIMA para aeroporto internacional do Galeão – RJ e Laudo de Cobertura vegetal do Aeroporto Santos Dumont, RJ, participou da Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos e Licenciamento ambiental. Coordenador na Coordenadoria de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais na Fundação CEPERJ, atuando em projetos na área de políticas públicas de meio ambiente como a o projeto Observatório da Coleta Seletiva Solidária do Estado do Rio de Janeiro em colaboração com o Programa de Coleta Seletiva Solidária desenvolvido pelo INEA, pesquisador responsável pela análise, avaliação e consolidação dos dados do ICMS ECOLÓGICO do estado do Rio de Janeiro, encontra-se nomeado pela fundação CEPERJ como Suplente para a Comissão do Zoneamento Ecológico- Econômico do Estado do Rio de Janeiro.
MSc. Luiz Carlos Fonte Nova de Assumpção
Engenheiro Químico formado pela UERJ em 2005, Mestre em Química, com ênfase em Química Ambiental pela mesma instituição em 2008. Especialista em SMS em Obras de Engenharia de Construção e Montagem pela UFF/Prominp em 2010. Doutorando em Química (ênfase em Química Ambiental) também pela UERJ. Possui 10 anos de experiência na área de Petróleo & Gás, tendo atuado em empresas como PETROBRAS e HALLIBURTON. Possui experiência também nas áreas de Docência, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Engenharia de Processos e Consultoria de Projetos. Tem atuado como Analista Ambiental, na realização de Auditorias Ambientais, na elaboração de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), Inventários de Resíduos Sólidos Industriais, estudos de Análise de Risco e Pareceres Técnicos na área Ambiental. Possui 3 anos e 10 meses de experiência como Docente em Disciplinas de Cursos Técnicos, Graduação e MBAs nas áreas de Petróleo & Gás, Meio Ambiente e Energia.
Bel. Maria Fernanda Peralta
Pedagoga formada pela Universidade Severino Sombra – Vassouras/RJ em 2002, Graduanda em Gestão Pública pela Universidade Estácio de Sá. Atuou como Coordenadora Técnica do Programa Coleta Seletiva Solidária do Estado do Rio de Janeiro - Governo do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Estadual do Ambiente – Inea e UERJ – na Coordenação Técnica e de Equipes; na elaboração do processo metodológico do Programa Coleta Seletiva Solidária do Estado Rio de Janeiro e sua aplicação nos municípios fluminenses; Elaboração da grade curricular e conteúdo didático/pedagógico do Curso de Formação para Gestores e Técnicos Municipais para Implantação da Coleta Seletiva enquanto Política Pública Municipal; na aplicação de instrumentos de monitoramento das atividades e resultados do Programa Coleta Seletiva Solidária do Estado do Rio de Janeiro; na elaboração de relatórios técnicos e de prestação de contas; na realização de palestras e treinamento de equipes; participação em publicações. Foi Supervisora de Planejamento Ambiental da Prefeitura Municipal de Paty do Alferes, atuando na Gestão Municipal de Resíduos Sólidos; na elaboração do Planejamento Estratégico do Município de Paty do Alferes e na elaboração do Planejamento Operacional da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; elaboração de projetos para captação de recursos externos. Foi Subsecretária Municipal de Meio Ambiente do Município de Vassouras, atuando na coordenação técnica da equipe; na elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental, na Gestão de Resíduos Sólidos nas áreas urbana e rural e na elaboração e execução do Plano Municipal de Arborização Urbana. Atualmente trabalha como Assessora Técnica para Políticas de Educação Ambiental na Administração Pública na Gerência de Educação Ambiental do INEA.
Esp. Rosilane Alves de Souza
Gestora Ambiental com especialização em Educação Ambiental, Pós Graduada pela Universidade Católica de Petrópolis, com curso de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Municipal pelo MMA – Ministério do Meio Ambiente e Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos pelo Inea – Instituto Estadual do Ambiente, neste, atuando como assessora técnica nas esferas municipal e estadual, instrumentalizando gestores municipais para implantação de sistemas de gestão integrada de resíduos sólidos por fluxos. Atuação na secretaria municipal de meio ambiente dos municípios da região serrana na implantação e implementação da coleta seletiva na administração pública municipal; treinamento das equipes e educação ambiental com foco em resíduos sólidos na rede de escolas municipal e estadual; coordenação da coleta seletiva urbana.
Rua São Francisco Xavier, 524, Rio de Janeiro - RJ.
Sala de aula espaçosa e climatizada.
15%
DE DESCONTO
PARA ESTUDANTES!!!*
R$: 297,50 reais
O pagamento com descontos poderão ser efetuados até o
dia 12 de março de 2018.
Mais informações:
98465-8986/ 98151-4891
20%
DE DESCONTO
PARA ALUNOS DA UERJ*
R$: 280 reais
15%
DE DESCONTO
PARA BIÓLOGOS COM ANUIDADE EM DIA NO CRBIO*
R$: 297,50 reais
10%
DE DESCONTO
PARA PROFISSIONAIS*
R$: 315 reais
*Descontos válido para pagamento
à vista via depósito bancário até o dia
12 de março! Descontos não cumulativos!
15%
DE DESCONTO
PARA GESTORES AMBIENTAIS COM ANUIDADE EM DIA NA ANAGEA- RJ*
R$: 297,50 reais
1) Preencha e envie sua ficha de inscrição: CLIQUE AQUI!!!
2) Realize o PAGAMENTO via DEPÓSITO BANCÁRIO no Banco Itaú
e envie um e-mail com o comprovante bancário anexado ou
foto legível para: cursos@evolutisolucoes.com.br
3) Ou Realize o PAGAMENTO via Pelo Cartão de Crédito pelo
PagSeguro em até 3x sem juros e envie um e-mail com o
comprovante bancário anexado ou foto legível
para: cursos@evolutisolucoes.com.br
1- Depósito em conta:
Banco Itaú
Conta Corrente: 09270-7
Agência: 0706
Favorecido: Evolutis Soluções em Gestão de Resíduos LTDA
CNPJ: 22.445110/0001-08
2 - Cartão de crédito em até 3 vezes sem juros (PagSeguro):
-
No caso da necessidade de cancelamento da inscrição no curso, o inscrito precisará entrar em contato através do e-mail: cursos@evolutisolucoes.com.br, colocando no assunto do e-mail: SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO, em até 5 dias antes da data de realização do Curso. O cancelamento solicitado pelo inscrito, com menos de 5 dias de antecedência da data de realização do curso, não implicará na devolução do valor pago na inscrição, a devolução será de 50% do valor pago na inscrição em até 15 dias úteis após a solicitação de cancelamento.
-
A organizadora se reserva no direito de cancelar a atividade até 3 dias antes da previsão de início, por falta de quorum mínimo, ou motivos de força maior.
-
O Cancelamento do curso por parte da Evolutis Soluções Ambientais implicará na devolução de 100% do valor pago pelo aluno.