Curso Introdução a Arborização Urbana
Conceitos e Metodologias - Rumo a cidades mais verdes
Realização 

DATA E DURAÇÃO DO CURSO

Data: O curso será realizado no dia 26 de Maio de 2018.
Duração: 9h - 18h (8 horas/ aula) 
Inscreva-se já : http://bit.ly/CursoArborização2018
Confirme sua vaga efetuando o pagamento até dia 18 de Maio
MATERIAL INCLUSO
  • Coffee - Break

  • Certificado com carga horária de 8 horas/aula; 

  • Acesso a biblioteca digital;

  • Acesso ao Material utilizado na Aula 

PÚBLICO ALVO

Alunos de graduação e pós-graduação, Profissionais de nível médio, técnico, superior e pessoas interessadas em adquirir conhecimento e se atualizar no tema Arborização Urbana.

OBJETIVOS

Capacitar e apresentar ao público conhecimentos sobre Arborização Urbana, abordando conceitos e metodologias e técnicas voltadas para o acompanhamento e melhoria da flora urbana presente em nossos parques, bosques, praças e jardins.

DESCRIÇÃO

A arborização urbana é definida como toda vegetação que compõe o cenário ou a paisagem urbana, se apresenta como um dos componentes bióticos mais importantes das cidades, participando da regulação do clima, melhoria da qualidade do ar e da beleza cênica das cidades, dentre outros serviços prestados à população dos grandes centros urbanos. Conhecer as técnicas, legislações e metodologias que regem a Arborização Urbana, irá melhorar a relação dos moradores com os espaços arborizados de nossas cidades, pois o cidadão poderá compreender a importância de cada árvore e espaço preservado para nossas cidades e desta forma, poder se engajar em atividades de reflorestamento no seu bairro e cobrar do poder público um melhor planejamento e manutenção de nossas árvores urbanas. 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
 

  1. Conceitos e definições sobre Arborização Urbana

       a. Noções de urbanismo/ planejamento urbano e paisagismo

       b. Arborização: Benefícios ambientais para o ambiente urbano

       c. Legislação ambiental e a Arborização Urbana

  2. Técnicas de Manejo e Arborização Urbana

       a. Planejamento, implantação e manejo da Arborização Urbana

       b. Medidas de controle para problemas relacionados à

       vegetação e infraestrutura urbana

       c. Espécies arbóreas mais utilizadas na arborização urbana

       d. Principais pragas na arborização urbana (medidas de controle)

     

  3. Atividades práticas e estudo de caso 

      a. Cálculo do Índice de área verde por habitante

      b. Conceitos e Metodologias do Inventário florestal

      c. Estudo de caso: Inventário da cobertura vegetal de um terreno em um Aeroporto

      d. Inventário e monitoramento de uma área da Petrobrás   

 

 

 

EPs. Daniel Viggiano Lago

 

Biólogo especialista em Meio Ambiente, Pós-graduado em Gestão Ambiental pela Escola Politécnica da UFRJ/PNUMA, Responsável Técnico da Evolutis Soluções Ambientais. Possui experiência na área de gestão de resíduos e implementação de protocolos de qualidade e biossegurança em laboratórios de pesquisa na FIOCRUZ- RJ; integrou a equipe técnica do projeto Observatório da Coleta Seletiva Solidária (CEPERJ-INEA); analista ambiental do ICMS ECOLÓGICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, experiência na elaboração de Planos de gerenciamento de Resíduos, Implementação de Coleta Seletiva e licenciamento ambiental. 

 

MSc. Emiliano de Angelis Reis

 

Biólogo e Mestre em Ciências Biológica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA-AM), Cursou o curso de Capacitação em Gerenciamento de Resíduos de Saúde pela UNB- DF. Possui experiência na área de Zoologia e Gestão Ambiental na qual elaborou inventário florestal com elaboração de EIA/RIMA para aeroporto internacional do Galeão – RJ e Laudo de Cobertura vegetal do Aeroporto Santos Dumont, RJ, participou da Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos e Licenciamento ambiental. Coordenador na Coordenadoria de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais na Fundação CEPERJ, atuando em projetos na área de políticas públicas de meio ambiente como a o projeto Observatório da Coleta Seletiva Solidária do Estado do Rio de Janeiro em colaboração com o Programa de Coleta Seletiva Solidária desenvolvido pelo INEA, pesquisador responsável pela análise, avaliação e consolidação dos dados do ICMS ECOLÓGICO do estado do Rio de Janeiro, encontra-se nomeado pela fundação CEPERJ como Suplente para a Comissão do Zoneamento Ecológico- Econômico do Estado do Rio de Janeiro.

BEL. Daniela Paes da Rocha

Engenheira florestal pela UFRRJ, mestranda em Engenharia de Biossistemas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou o curso Sistemas de Informações Geográficas com ArcGIS for Desktop 10.3 pela UERJ . Possui experiência nas áreas de projetos socioambientais, arborização urbana, reflorestamento e planos de recuperação de áreas degradadas (PRAD), na qual atuou para as empresas RRC Assessoria e Empreendimentos e Estaleiro Brasas. Integrou a equipe técnica dos projetos de reflorestamento de restingas das praias de Icaraí, praia de São Francisco e Morro do Bumba.  Integrante da equipe de execução do inventário Florestal para o Programa de Monitoramento Ambiental GASDUCIII da Petrobrás e responsável técnico pelo inventário florestal da L’Oréal Brasil.  

Marcelo Deschamps

 

Engenheiro Florestal (UFRJ), atua no manejo da arborização urbana na Companhia Municipal de Limpeza Urbana da Cidade do Rio de Janeiro (COMLURB). Representante da COMLURB na CÂMARA TÉCNICA DE ÁREAS VERDES E PATRIMÔNIO AMBIENTAL e nas discussões do PLANO DIRETOR DE ARBORIZAÇÃO URBANA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

PROFESSORES 

Evolutis Soluções Ambientais

Flamengo, Rio de Janeiro

21 98761-6571

21 99481-4775

Conecte-se com a Evolutis

  • Facebook
  • Instagram ícone social
  • Blogger ícone social
  • YouTube